Se eu falar que Dilma não tem tato político, não serei nem um pouco inovador. Desde sua nomeação para a disputa da presidência lá por 2008, 2009 os analistas mais capacitados nesse assunto já apontavam esta "falha" na então candidata. O perfil traçado era da tal gerentona, que preferia se trancar no escritório de que sair as ruas cumprimentando o povo, e é disso que o povo gosta, porém o lobby do então presidente Lula era forte o suficiente para garantir a vitória dela.
Quando penso em tato político, remeto a figuras tais como Jânio Quadros, quem conhece um pouco da história do homem da vassourinha, sabe do que estou falando. O episódio que marca essa minha linha de pensamento foi o fatídico Debate Presidencial promovido pela Globo, onde a então candidata a reeleição respondeu a uma economista que ela deveria se inscrever no Pronatec, buscando nova qualificação. Ali ficou clara a pouca intimidade da Dilma com a plateia (entenda-se "povo" como um todo).
E, isso esta fazendo falta nesse momento de crise. O que eu vejo hoje é uma presidente sendo bombardeada por todos os lados sem conseguir reagir. Ao meu ver, o Congresso não tem feito nada mais do que minar a figura da Dilma, eis onde quero chegar!
De repente, tudo o que gera um grande debate foi posto em votação na Câmara e no Senado. O exemplo mais claro disso é a discussão da maioridade penal. Uma vez que o PT se posiciona contra a redução, querem jogar nas costas da Presidente essa decisão. Resumindo: Deputados - Vamos por em votação, pois é isso que uma grande parte dos brasileiros quer, ou seja, a nossa parte estamos fazendo, se não for aprovado, botem a culpa na Dilma!
Outro exemplo - Terceirizações: Tem todo um trâmite para a proposta ser aprovada e a mídia vai explorando o assunto, mastigando e passando as informações para a população, sendo que parte desta vai entender como: O governo Dilma limitou o direito dos trabalhadores.
E, assim, cada vez mais a falta de uma boa oratória vai destruindo o Governo Federal.
Pera lá, não é tão simples assim, óbvio, o governo tem culpa sim, só estou querendo dizer para parte do povo brasileiro, que pouco entende de economia (superavit, déficit e etc) a figura da presidente vai se desmanchando.
Bem, é uma análise extremamente superficial, contudo era algo que eu queria dizer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário