Já sinto o clima, o ziriguidum, a malemolência dos filhos do samba.
Caymmi começa a se ajeitar, até semana que vem ele termina, (conhecem a piada das três velocidades bahianas né?) na sua rede celestial para ver o bloco passar.
E eu? Bem, eu nunca fui de pular carnaval, de cair no samba, mesmo porque não tenho a ginga necessária, to mais pra europeu cintura-dura, agora se me incomoda? Se quero me esconder em algum retiro no meio do mato? Tão pouco. Gosto do carnaval não por suas músicas (atuais, as marchinhas clássicas, bem são clássicas), mas sim como observador do comportamento humano. Infelizmente é meio difícil separar carnaval de bagunça, correria, brigas, acidentes, porém vamos nos atentar ao a alegria estampada no rosto das pessoas.
Sob esta perspectiva, posso dizer que sou fã do carnaval, gosto de pensar que nestes 3, 4 dias o povo é feliz, esquece os problemas e simplesmente exibe o seu melhor sorriso. Talvez não passe de uma visão pueril,
"pois é, nestes três dias ele poderia era estudar, fazer um mini-curso, procurar um emprego" Aham, Tá! O buraco é muito mais embaixo, no bom popular.
Entretanto, para alguns o carnaval é a causa de graves problemas brasileiros. Li ontem um texto do Danilo Gentili de 2012, como o assunto é atual, darei meu pitaco mesmo com um pequeno (sic) atraso.
_Não receberia 400 na redação do Enem.
Texto porco, que o autor tem coragem de chamar de "argumentos lógicos". Expõe a ideia de que se fosse presidente do Brasil por um dia, acabaria com o carnaval para o bem do mesmo, porque isso ajudaria a melhorar a imagem do país, passaríamos a respeitar mais as mulheres, o número de novos casos de HIV iria diminuir etc.
E ai, o próximo passo seria acabar com Natal também? Para evitar os acidentes.
Tem outra boa: "cortar semana ociosa para aumentarmos nossa renda." Pois é, e assim privaríamos milhares de pessoas de trabalhar e ganhar seu dinheiro honestamente, trabalhadores e empresários que aguardam o ano inteiro para faturar nessa época.
Mas, a melhor é: "Investir os 2 bilhões por ano do carnaval em educação" Hm. Vamos punir o inocente e livrar o ladrão. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, o problema do Brasil nunca foi falta de dinheiro, e sim a forma que ele é trabalhado e, é muita inocência acreditar que seria uma troca simples, sairia de um e iria direto para o outro.
Conhecem a golden Week? O grande feriado japonês que acontece no meio do ano, o país para e olha onde eles estão, onde chegaram.
Obs: Tava pensando aqui, vamos seguir a sugestão do Titãs, alugar o Brasil para os gringos e tentar comprar um terreninho em uma região de clima ameno, ai mata dois coelhos (isso é nome de um filme brasileiro, bom por sinal, falo dele em outra oportunidade) com uma cajadada só - nada de carnaval e nada de verão, bora trabalhar!!!