segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

#naovaitercopa

Gostaria muito que os responsáveis pelos protestos #naovaitercopa me explicassem quais os benefícios disso? Pra começar já me da ojeriza esse negócio de #, é muita criatividade (ou falta dela), o sujeito vê uma nuvem e fica filosofando: #nuvem #nuvemlinda #vempraruavernuvem #vemlogoqueelatamudandodeformaja #vontadedecomeralgodaodoce #jamudouperdeu
Então, eu não sou nenhum Mises ou um Greenspan (um adendo: Não que eu corrobore, seja seguidor destes economistas, cito os mesmos apenas por tratar-se de nomes conhecidos), mas nas minhas aulas no curso de técnico em administração, eu entendi que você investe em algo visando um retorno futuro.
Povo da hashtag, entendam uma coisa: já era, tá feito, não é através de manifestações como essa que iremos recuperar o montante investido, ao contrário, agora é hora do bônus, não cabe outra situação a não ser - vamos ganhar dinheiro em cima dos turistas que vem pra cá!
"AH ... mas uma semana de aluguel em um hotel não paga a conta da Copa", ah vá! sério mesmo? Henri Hazlitt em seu "Economia em uma lição" expõe aquele que é um dos maiores erros dos economistas - o imediatismo, esquecem de pensar a longo prazo.
Acompanhem o meu raciocínio: Estima-se que pouco mais de 300 mil turistas foram acompanhar a Copa do Mundo na África, país de belos cenários naturais, porém pouco preparado tal qual o Brasil, na Copa de 94 nos EUA foram pouco mais de 400 mil, vamos trabalhar com essa quantidade mais ou menos – 350 a 450 mil turistas desembarcando no país, e eu acredito que esses números sejam pessimistas, eu aposto em 500 mil. Isso representaria quase 10% do total de turistas que visitam o país anualmente. Obs: A Alemanha recebeu 2 milhões de turistas, claro que muito se deve a localização privilegiada da mesma, fora a já conhecida eficiência alemã. O nosso país é apenas o 37º mais visitado do mundo, estamos atrás de: Bulgária, Tunísia, Irlanda, Ucrânia. O que a Irlanda tem para receber quase 3 milhões de turistas a mais que o Brasil? Duendes? U2? Ou será que eles apenas respeitam seus turistas e o feedback é positivo, o povo sai de lá falando bem do país, atraindo assim novos viajantes? Brasil possui dimensões continentais, temos de tudo por aqui: Praia, montanha, clima do interior, áreas para prática de esportes radicais, cachoeiras, cavernas, monumentos históricos, boa cozinha, a maior floresta do mundo, uma fauna e flora incomparáveis etc etc etc. Por que então ainda somos apenas uma escolha terciária? Ai, pra piorar, quando essa multidão toda “invadir” o Brasil, vamos criar um clima de instabilidade, para que eles se sintam acuados, contando os dias para ir embora e nunca mais voltar? 
Vamos definir uma coisa – repetindo: agora é a hora de ganhar dinheiro (honestamente, né?), pois o montante que o turista irá deixar nos hotéis, pousadas, restaurantes etc, vai direto para quem de direito, sem passar pelas mãos do governo. Então, black blocs ou seja quem for que esteja por trás disso, vamos pensar e respeitar aqueles que vem se preparando para receber os “gringos” e deixá-los ganhar seu dinheiro em paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário