quarta-feira, 24 de junho de 2015

Analisem essa imagem de uma página feminista


Para entender o contexto, leia: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/08/140828_eua_esmalte_criticas_hb

A reportagem é do ano passado, contudo ganhou destaque esses dias atrás porque a invenção foi novamente premiada.

A questão é a seguinte - Há um exagero nessa imagem (na sua mensagem, no caso)?

Quando grupos feministas opinam sobre algo, todo mundo fica esperando a repercussão do caso, pois as mesmas fazem uso de palavras duras que, alguns, entendem erroneamente como ditadura, assim como no caso da tal ditadura gay.

Até ai concordo com elas, como se diz, tem que falar grosso mesmo e o objetivo é sempre chamar a atenção para o problema em questão.

Agora, no caso desse esmalte, eu terei que discordar. Não é fácil entrar numa universidade, não é fácil conseguir financiamento, não é fácil receber apoio nem nada, mesmo que isso tenha um tom irônico, esta errado. A culpa no caso do estupro é uma só e não se discute isso - é do estuprador. Infelizmente, de fato, não é fácil (deveria) trabalhar o psicológico de todos os homens, porque, pra mim, um homem que estupra sofre de algum distúrbio, é uma questão muito delicada. O que esse cientistas fizeram foi empregar sua capacidade mental em uma arma a mais no combate a esse crime hediondo.

Muitos fatos se encaixariam nesse tipo de frase: Não precisariam inventar uma cura pra aids, se todo mundo se prevenisse; Não gastariam tanto em tratamentos contra o câncer se as pessoas levassem uma vida mais saudável etc.

É difícil discutir isso sem usar frases feitas, sem clichês. Enfim, creio que a situação não é tão simples como a frase da imagem quer passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário