terça-feira, 16 de junho de 2015

Atenção, saiu a lista do 3 melhores livros brasileiros

Eu sou muito previsível, ao falar de cinema, engato um post no outro, futebol idem, então não poderia ser diferente no quesito literatura. Não esperem grandes coisas sobre música, meu conhecimento musical é limitadíssimo, do resto também, mas ao menos consigo enganar um pouco.

Então vamos ao top 3 dos melhores livros nacionais:

1º ABC de Castro Alves (Jorge Amado)
2º Memórias do cárcere (Graciliano Ramos)
3º Morte e Vida Severina  (João Cabral de Melo Neto).

Pronto, já podem me agradecer.

E não vou explicar nada não, são esses e pronto "Ah mas cade Machado de Assis? Cade Mario de Andrade? Cade a biografia da Andressa Urach?"

Não façam perguntas, já li bastante livro nessa vida, e isso não é arrogância, nem nada, ler deveria ser uma obrigação, Machado é gênio, Mario de Andrade idem e tantos outros, apenas gosto (do verbo gostar na sua maneira mais simples) mais destes.

Mas, já que insistem - ABC de Castro Alves é sublime do início ao fim, você navega pela texto, se sente um convidado do melhor camarote do melhor teatro para acompanhar a vida do poeta dos escravos. Memórias choca pela crueza dos fatos, jamais me esquecerei daquela passagem onde Graciliano Ramos narra a travessia dos prisioneiros, a boca seca, o cigarro, o vômito, parece que é com você devido ao enorme realismo da cena. E por fim, Morte e Vida devido a estrutura do texto e passagens como essa (a música em si é do não menos genial Chico Buarque):

Esta cova em que estás,
com palmos medida,
é a cota menor
que tiraste em vida

é de bom tamanho,
nem largo nem fundo,
é a parte que te cabe 
neste latifúndio.

Neste vídeo podem ver este trecho numa adaptação para televisão em 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário